Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ANTIGA PRAÇA PADRE JOAQUIM CIRILO DE SÁ



                                                                     
                                                                                             
INAUGURAÇÃO DAS REFORMAS DA PRAÇA PADRE JOAQUIM CIRILO DE SÁ
= 14/11/1952 =


Antonio Nogueira da Nóbrega


Este logradouro público foi construído por volta de 1932,   tendo recebido o nome de “Praça João Pessoa”, dado pelo prefeito Natércio Maia, por força do Decreto-lei municipal nº 47, de 25 de janeiro 1932. Posteriormente, em virtude do Decreto-lei municipal nº 09, de 25 de novembro de 1939, Jacob Guilherme Frantz, prefeito de netão, mudou essa denominação para “Praça Padre Joaquim Cirilo de Sá” pelos relevantes serviços prestados ao município pelo homenageado.
O senhor de uniforme branco, postado do lado direito do Padre Jácome, é Raimundo Gomes Pereira, o pai de Luiz Carlos Gomes. Em São João do Rio do Peixe, Raimundinho, como era mais conhecido, foi vereador, em duas legislaturas consecutivas: 1951 a 1955 e 1955 a 1959; presidente da Câmara Municipal, à qual emprestou seu nome depois de sua morte, ocorrida a 01/06/1965; secretário municipal, na gestão do prefeito José Alexandre Filho; gerente da extinta “Cooperativa de Crédito Agrícola de Antenor Navarro Ltda”;  fundador e professor, juntamente com Dr. Walter Sarmento de Sá, juiz de Direito da comarca local, da Escola Comercial Adelino Pinto e da Escola Profissional Professora Odília Leal; candidato a prefeito, nas eleições de 1959, apoiado por Jacob, tendo como adversário José Izidro de Almeida, que foi o vencedor do pleito.
   No ano de 1952, Senhor Alexandre Filho, prefeito à época, promoveu uma grande reforma na praça, fazendo inclusive a aposição do busto do homenageado, cuja inauguração ocorreu em 14 de novembro do mesmo ano. O evento constou, entre outras coisas, de discursos, corte da fita simbólica e missa em ação de graças, oficiada pelo Padre Manuel Jácome de Araújo, mais conhecido por Padre Jácome.
No início da década de 1960, em virtude de uma praga de “lacerdinha” que surgiu  na cidade, o prefeito José Izidro de Almeida mandou cortar as robustas árvores (fícus benjamins), plantadas por volta dos anos 30, cuja finalidade  era ornamentar a velha praça.
            Na gestão de Dr.José Dantas Pinheiro, que transcorreu de 1969 a 1973, a Praça Padre Joaquim Cirilo de Sá sofreu profundas reformas, tendo sido demolido o seu coreto, cuja inauguração tinha ocorrido a 13/09/1936. Além disso, foi retirado o busto do Padre Sá. Na mesma gestão, foi construída, no local, outra praça, que teve curta duração.
            No ano de 1986, dia 11 de março, Dr. José Nilton Feranandes Dantas,  prefeito à época, doou o terreno ao Banco do Brasil, para que este construísse sua sede própria.
            Dessa maneira, chegava ao seu final a praça em homenagem àquele que, durante quase 27 anos: de 1904 a 1930,  representou São João do Rio do Peixe na Assembleia Legislativa do Estado. Além de deputado estadual, Joaquim Cirilo de Sá foi vigário de São João do Rio do Peixe, no período de 1897 a 1927; membro do conselho Municipal, na terceira legislatura, e prefeito municipal, de 1937 a 1939, nomeado por Argemiro de Figueiredo, o então Interventor Federal do Estado (governador nomeado pelo governo federal).  

OUTROS FLAGRANTES DO
EVENTO




                                                EVENTOS ALHEIOS À INAUGRAÇÃO

                                                      


                                                                BANCO DO BRASIL









Nenhum comentário:

Postar um comentário