Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

QUEM É QUEM (A PROFESSORA LIA)






            Maria Ferreira de Holanda, conhecida como Lia, nasceu a 24/01/1928, no município de Poço de José de Moura - PB. Anos depois, deslocou-se para São João do Rio do Peixe, a fim de continuar os estudos que iniciara na terra natal, passando a residir em casa de parentes. Chegando à cidade, conheceu José Viana (Zé Dino), e com ele se casou no dia 05-06-1952. Deste enlace matrimonial, nasceram onze filhos, a saber: Francisco Ulisses (Titico), Maria Uilsa, Maria Edna, Yolanda Ferreira Viana, Josélia Ferreira Viana, Nilton Viana, Elias Viana (Negão), Célia Ferreira Viana, José Viana (Dedé), Orlando Viana e Hélio Viana. Hoje, seus onze filhos estão espalhados pelo Brasil afora; cada um seguiu o seu destino.
         A família de Dona Lia é uma cidadela, onde as pessoas se abrigam e se aquecem, porque é rica em calor humano. Na convivência familiar, aprendemos que é mais importante ser do que ter; ser solidário e repartir, com os outros, do que guardar só para si. A professora D. Lia viu isso no trabalho e no desejo de lutar por um mundo mais justo, mais humano, onde muitos valores adormecidos puderam ser acordados, onde a ternura foi reacendida e onde a vida triunfou sobre a morte. Esse é o novo momento histórico da mulher Lia, é um momento prenhe do futuro, um momento anunciador.
Em 1968, ela ficou viúva, com onze filhos menores para criar, tendo que trabalhar duro, na roça; e, nas horas vagas, ensinava, em sua residência, pelo MOBRAL. Vendo que o salário não dava para se manter, fundou, na sua residência, uma escola particular, onde o aluno que não queria estudar ia para palmatória. Os alunos tinham respeito pela professora. Aluno que não aprendia em outras escolas, ia estudar com Dona Lia. Ela era carrasca e tinha responsabilidade para com seus alunos.
Mesmo sem condições financeiras, continuou mantendo seus filhos no Colégio Estadual de São João do Rio do Peixe. Os que estudavam pela manhã cediam os livros para os que estudavam à tarde.
Dona Lia era uma mulher guerreira, vencedora, que aprendeu, com o sofrimento, que mais vale lutar do que recolher tudo com facilidade. Antes acreditar do que duvidar. Mulher presença, quando em volta tudo é escuro e estranho. “O mundo se agiganta em força de grande ameaça, e nos sentimos débeis e fracos como umas crianças indefesas." Essa é a professora D. Lia.
Hoje, com 79 anos de idade, mora em João Pessoa, no Conjunto Valentina de Figueiredo. Acometida do mal de ALZHEIMER, voltou a ser criança; não conhece ninguém, chora feito criança, quer ir embora para a sua casa, não sabe onde está, e, quando se lembra de alguma coisa, é do passado: sua casa, seu marido, sua amada cidade de São João do Rio do Peixe. Há momentos em que diz que seus filhos são seus irmãos; ela mistura tudo.
Meu desejo é que a história da professora Dona Lia sirva de exemplo não só para os nossos filhos e netos, mas também para outras famílias. Apesar das grandes dificuldades que enfrentou, ela soube ser sábia, criando seus filhos longe da marginalidade. Mulher Guerreira, lutadora, que venceu todas as barreiras que o destino pôde colocar diante de si. Hoje, cumprida a sua tarefa, aqui na Terra, ela está só esperando o dia em que o Senhor Jesus mande buscá-la de volta à Casa do Pai. Assim, agradeço a Deus não só pelos momentos de felicidade, mas também pelos de angústia por que passamos.



 Maria Uilsa Viana Xavier.
 
Agradecimentos do Blog”

 Páginas coletadas no BLOG “AMOR A SÃO JOÃO”.

          A professora Lia faleceu, em João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, a 25/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário